O presidente horrivel!

Estas palavras foram dita pela minha filha Nubia ao ser informada que os EUA sob o comando do atual presidente, Donald Trump estavam saindo do acordo de Paris ratificado na celebre cidade francesa em 2015 juntamente com mais de 190 paises para conterem o aquecimento global.

O atual presidente norte americano deu mais um exemplo de sua total ignorancia sobre assuntos globais. A sua pifia justificativa para a saida dos EUA e que este acordo nao era vantajoso economicamente para o trabalhador medio nortte americano. O presidente afirmou tambem que o aquecimento global nao passa de uma mentira inventada pelos chineses para tentarem ultrapassar economicamente os EUA.

O discurso de Donald Trump mostra sua total ignorancia em assuntos internacionais. Sob o acordo firmado pelos EUA, o pais nao pode nem mesmo pedir para sair do tratado ate novembro de 2019, segundo informou a ex funcionaria da ONU, Christiana Figueres, que coordenou as negociacoes entre os paises. Mesmo depois de 2019 ainda levara um ano o processo de saida.

“Voce nao pode negociar individualmente”, disse a ex funcionaria. “Este foi um acordo multilateral. Nenhum pais pode unilateralmente mudar as condicoes”.

A passos largos os EUA vao deixando o papel de lider mundial para assumir um papel isolacionista. Este vacuo esta sendo obervado de perto pela China. Os chineses que ratificaram o acordo de Paris, e nos ultimos anos tem fechado acordos na Africa, na America Latina, e tambem na Europa, estao prontos para assumirem o papel de locomotiva mundial.

A atitude do atual presidente norte americano pode agradar aos cidadaos de Pittsburg, como ele mesmo afirou em seu discurso na Casa Branca, mas a logo prazo estes mesmos cidaos estarao chorando por mais esta disastrada decisao.

Em quatro anos os estragos poderao ser irreparaveis.