BEM VINDO A NYC.

Varias fotos durante diferentes periodos da cidade foram usadas recentemente no museu do Brooklyn para mostrar a tranformacao ocorrida na cidade nos ulitmos 35 anos. Elas foram usadas como pano de fundo para o pronunciamento do prefeito Bill de Blasio, para falar do baixissimo indice de criminalidade na cidade. NYC e a maior metropole do pais e tambem mais segura hoje em dia, contrastando com as decadas de 80 e 90, quando certas partes e bairros da cidade eram considerados zona de conflitos, e onde a policia quando era chamada para intervir usava artilharia pesada.

E verdade que nestas ultimas 3 decadas o setor publico em parceria com o setor privado revitalizou a maneira de se administrar uma grande metropole como Nova York. Esta pareceria sem duvida alguma e a responsavel por este indice baixo de criminalidade, e merece todos os elogios que estao recebendo do atual prefeito.

Isto faz com que todos ganhem na cidade: do cidadao comum ate os grande homens de negocio de Wall Street que se sentem seguro em caminhar pelas ruas da cidade cheirando a notas verdes. Os turistas que “ïnvadem” a cidade todos os anos deixando milhoes de dolares para os negocios e cofres da cidade tambem ganham com a seguranca.

NYC continua se auto inventando. Isto e bom para a cidade, e bom para o pais, e bom para o mundo.

PS: O ano passado a cidade bateu o seu proprio recorde de turistas. Mais de 50 milhoes visitaram a cidade. Enquanto isto, ao sul do equador, o Brasil  o ano passado, mesmo com a ajuda das Olimpiadas suou para receber um pouco mais de 6 milhoes.