LIVRO: CONTEMPLANDO OS SONHADORES.

Imolo Mbue e uma linda camaronesa que quando crianca sofreu bastante com a falta de agua potavel no bairro onde morava. Nas cidades e vilas onde cresceu nao havia bibliotecas. Anos depois de mudar-se para os EUA, tornou-se uma leitora assidua. Apos ler o classico CANCAO DE SALOMAO da escritora Tony Morrison, ficou tao impressionada com a historia que mesmo sem qualquer treinamento comecou a escrever ficcao.

A prestigiosa editora Handom House gostou tanto do seu primeiro livro CONTEMPLANDO OS SONHADORES que ofereceu a ela a quantia de US$ 1 milhao. Isto chamou a atencao tanto do ator George Clooney,  como  do estudio de cinema SONY que adquiriram os direitos do livro.

CONTEMPLANDO OS SONHADORES acompanha a historia de duas familias lideradas por dois homens. A primeira liderada por Clark Edwards, um alto executivo da financeira Lehman Brothers. A segunda liderada pelo seu chofer africano imigrante do Camarao Jende Jonga. A falencia da financeira em 2008 deixou as duas familias em precarias situacoes.

Este livro e  um dos muitos que apareceram em 2016 contando a experiencia dos imigrantes nos EUA. Segundo a autora, ser imigrante nos EUA  em geral e muito dificil, mas e especialmente duro em Nova York. Para alguem como Jende, ou mesmo eu que geralmente aportamos no pais  praticamente sem dinheiro algum, e com pouco conhecimentos da cultura local, e muito dificil quebrar o circulo da pobreza.

Em 2001 passando pela porta de um dos enormes edificios aqui em Manhattan, Imolo Mbue observou um motorista africano abrindo a porta do carro para seu patrao. Comecou entao a pensar como seria a vida de um imigrante africano trabalhando para um dos altos executivos em WALL STREET.  Com a recessao financeira de 2008 ela procurou saber  como isto afetaria nao somente os alto executivos, mas tambem todos aqueles que trabalhavam para eles.

Usando as historias contadas por varios africanos, CONTEMPLANDO OS SONHADORES e um livro envolvente que mistura raca, classe, e as armadilhas do sonho norte- americano. O livro mostra tambem a luta de uma familia africana afetada drasticamente pelo tsunami finaceiro que assolou o mundo em 2008.